A padaria é aquele lugar onde a gente começa o dia. É de lá que vem aquele pão quentinho, que a gente complementa com um bom café, preto, com leite ou capuccino, e... Estamos prontos para uma nova jornada!
Pois, como faço todos os dias, fui cedinho à padaria, mas, já da porta vi que a coisa não estava como sempre. Havia uma baita fila e o pão, que é bom, nada. É até engraçado ver como as pessoas ficam nervosas quando o pão atrasa. – É que o pão faz parte da engrenagem do dia-a-dia do cabra e quando ele atrasa pra chegar à mesa, todo o resto atrasa e o dia já começa enrolado – filosofou alguém.
Bem, o jeito foi ficar na fila aguardando o pão ficar pronto. A atendente comentou, muito sem jeito, que o padeiro havia faltado sem avisar e na hora de abrir a padaria não havia pão para servir. Então, o dono teve que assumir a tarefa às pressas. Ao que uma vizinha comentou, de mau humor: – O problema é que ele vai querer apertar demais o botão para apressar e o pão vai ficar cru por dentro. – Por mim, não tem importância, adoro pão abatumado – comentei.
Uma senhora, com cara de quem tinha acabado de acordar – e de muito mau humor – se postou à frente do balcão e eu pensei: "Lá vem bafão". Felizmente, foi alarme falso. Ela ficou ali, quietinha, aguardando.
– Mas, afinal – perguntou alguém no fim da fila – esse pão vai demorar muito pra sair? E lá veio a atendente, muito sem gracinha, informar que o pão ficaria pronto em cinco minutos.
– Ah, mas não fica mesmo, pode dobrar esse tempo aí – disparou a vizinha mal humorada – quando fala cinco pode contar que vai levar ainda bem uns 10 minutos ou mais. E não é que a danada tinha razão? Quinze minutos depois, quando alguns clientes já estavam desistindo de esperar, o pão ficou pronto e foi uma alegria geral.
E eu, que na confusão errei a conta e pedi menos pão do que precisava, voltei em seguida para completar a compra. Só que o pão já havia acabado e uma nova fila estava começando para aguardar a próxima fornada. A bagunça começou a se instalar de novo e eu achei melhor dar meia volta e retornar pra casa. Fica pra amanhã!
Degustar um pãozinho francês bem quantinho com uma manteiguinha nele, um cafezinho bem caipira, é algo inesquecível. Acho que esse é o fetiche da padaria.
ResponderExcluirJá imaginou se fosse a tal vizinha que tivesse que voltar e enfrentar tudo de novo? hehe
ResponderExcluirInicio do dia é pão com manteiga e café com leite...simples e muito bom!
ResponderExcluirCredo! Quanto mau humor de manhã, né? E sobra tudo pro pobre dono e seus pãezinhos.
ResponderExcluir