As pessoas da minha geração foram educadas para tratar os adultos por Senhor ou Senhora. Isso valia para os pais, os avós, os tios, os vizinhos, enfim, para todo mundo. E era sinônimo de respeito.
Hoje, chamar de senhora uma mulher de 40 anos ou mais é quase uma ofensa. Isso vale para os filhos, para os sobrinhos, para os amigos dos filhos e até mesmo para os atendentes de loja, para o cabeleireiro, para o padeiro.
É delicioso ser tratada de você, principalmente se do outro lado está alguém jovem e cheio de vida, pois é assim que nós – as cinquentonas e outras onas – nos sentimos. Se nos chamarem de moça, então, é a glória.
Já foi o tempo em que idade madura era igual uma cadeira de balanço, mais um par de óculos e uma peça de crochê.
E para quem pensa que chamar uma vovó de você é falta de respeito, está na hora de se modernizar. Aliás, acho que as pessoas que mexem com o público em suas ocupações deveriam atentar para esse aspecto e substituir o envelhecido e desgastado senhora pelo jovial e contemporâneo você. Uma mudança de tratamento que senhora nenhuma, por mais emburrada que esteja, irá resistir.
Não estou nos 50 mas nos 60 e meus alunos me chamam de " prof ", "nicacinho" e daí para frente. Conviver com eles, me remoça mas, conviver com meus "colegas" me envelhece. São os adultos,anacrônicos e inflexíveis que mantem a tradição dos "senhores e senhoras". Para estes, "fui", "tô fora". Vivo o presente logo, a minha idade é a de hoje, tá sabendo?
ResponderExcluirAdorei o texto, mocinha!
ResponderExcluir;)
Moça, vc é sábia nessa questão.
ResponderExcluirLembre-se, quando entramos na casa do "enta" não falamos mais em idade, e sim em potência (.4.0, 5.0....).
Bravo!!!! Eu nem sou "ona" ainda e ja me chamam de senhora nos lugares... essas pessoas precisam se modernizar!!! Por outro lado, mesmo sendo contemporãnea pós-modernista(rsrsrs)e não gostar qdo me chamam de "sra.", herdei o hábito de chamar, por respeito, o velho e preto e branco... "senhor", "senhora"!!!!
ResponderExcluirValeu garota, vc está demais...he he he
ResponderExcluirVamos fazer uma mobilização e provocar a retirada dessa horrorosa forma de tratamento dos dicionários!...rsrsrs. Adorei a reflexão, nem no enta entrei e já sou tratado por senhor aonde vou. Que coisa mais deselegante!
ResponderExcluir