quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Elogiar mais e criticar menos

Uma consulta médica, hoje em dia, não dura mais do que 10 minutos. O médico olha na sua cara, pergunta o que você tem (por eles – médicos –, a gente já chegava no consultório com o diagnóstico pronto), faz um rápido exame e passa uma receita. E se você começar a fazer muita pergunta, ele já vai amarrando a cara e estendendo a mão, quando não já abrindo a porta, para, educadamente, te expulsar do consultório.

Dr. Su não tem nada a ver com esses daí. Ele é daquele tipo que te recebe com um sorriso e já vai perguntando como vai o resto da família. A consulta só termina quando ninguém – nem médico e nem paciente – tem mais nada para falar. E também não importa quantas pessoas estão aguardando a vez do lado de fora. Na sua vez, você é rei (ou rainha) e é tratado como tal.

Dá para imaginar tanta atenção vinda de um médico? Pois, no caso do Dr. Su, dá para esperar até um pouco mais. Ele costuma esclarecer sobre a medicação que prescreve – composição, efeitos colaterais, etc – e ainda deixa em aberto um possível retorno, mesmo que após 30 ou 40 dias. “Se a secretária reclamar, diz a ela que já está tudo acertado com o Dr. Su”, instrui. Ah, e tem ainda mais uma coisinha: a consulta dele é mais barata em relação aos especialistas de sua área.

Bem, mas eu não estou aqui fazendo propaganda para o Dr. Su, até porque ele não precisa disso e o consultório dele vive lotado até à tampa. O que eu pretendia mesmo era comentar que é muito bom que existam médicos como o Dr. Su e que fatos como esse precisam ser ditos, precisam ser exaltados, precisam ser comemorados.

Temos o péssimo hábito de ficar remoendo episódios desagradáveis. Damos mais valor aos erros do que aos acertos. Preferimos falar mais dos defeitos do que das qualidades. Temos que começar a mudar isso. Aprender a ocupar o nosso tempo falando mais do que é bom e menos do que é ruim. Elogiar mais e criticar menos. E não ter medo de enaltecer, nem de admirar. Nada. Nem ninguém.

Em todo caso, não se acanhe de pedir, se tiver interesse, que passo o telefone do Dr. Su com o maior gosto.

8 comentários:

  1. O Dr. Su é realmente um médico fora do comum! E esse post é um dos meus preferidos!

    ResponderExcluir
  2. e dr. su é especialista em qual área, loreci?

    ResponderExcluir
  3. A especialidade do Dr. Su é gastroenterologia, Fochesatto.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma característica dos médicos homeopatas, que inclusive buscam entender toda a sua trajetória de vida para buscar os pontos de conflito que geram enfermidades.
    Falar bem de quem é profissional, deveria ser um costume porque, o que temos costumeiramente nessa e em outras profissões, é lixo. Parabens pela feliz notícia.

    ResponderExcluir
  5. Olha, médicos como o Dr. Su infelizmente são mesmo a exceção. Lembra daquele que devolveu parte do pagamento da consulta? Nunca vi nada como aquilo! heheh

    E estamos tão acostumados às coisas e notícias ruins que mal percebemos as boas. Pena, né?

    PS: o Dr. Su é mesmo show! Muito querido e atencioso. Merecia um troféu até! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Gostei da msg, devemos ser menos críticos e não nos pautar pelos maus e sim pelos bons. Eles existem sim, e não são poucos, são médicos, advogados, garis, trabalhadores deste mundão.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Loreci :

    Nós não estudamos juntos uns 4 ou 5 semestres no Curso de Comunicação Social da UFSM ?

    Bj

    www.professorpizarro.blogspot.com
    www.james-pizarro.blogspot.com
    www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Loreci,
    É muito bom saber que temos pessoas que nos apoiam e apreciam nosso trabalho . Receber elogio como esse não tem preço para mim . Muito obrigado !
    Su 31/10/2011

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.