quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma Cidade Verde de verdade

Depois de passar alguns dias em Curitiba, não tem como não fazer algumas comparações. Bem ao contrário de Cuiabá, a cidade é muito limpa e ordenada. Há canteiros floridos pra todo lado, nas calçadas, no centro das avenidas, nos jardins das casas, formando uma profusão de cores que enfeitam e encantam.

E o serviço de transporte urbano? Os ônibus trafegam novinhos, limpinhos e repletos de inovações, para o conforto dos passageiros que vêm de diferentes classes sociais. Imagine que depois das estações-tubo, dos ônibus articulados e dos biarticulados e ainda dos ligeirinhos, agora é a vez do ligeirão – o maior ônibus do mundo – que mede 28 metros e tem capacidade para 250 passageiros.

A capital paranaense é considerada um modelo em soluções urbanísticas e a maior delas é, de fato, o transporte público, embora a educação e o meio ambiente também lhe garantam fama internacional. Inovações como a Rua 24 horas, uma galeria aberta ao público 24 horas por dia, e os Faróis do Saber, bibliotecas comunitárias existentes em vários bairros que funcionam em apoio às escolas municipais e como pontos de referência cultural e de lazer para a comunidade, bem como a Ópera de Arame, ambientada em uma antiga pedreira, confirmam a característica vanguardista dessa metrópole que é reconhecida como a capital com melhor qualidade de vida do Brasil.

Curitiba é uma benção para os olhos dos turistas que podem se fartar com a beleza de seus parques, como o Bosque do Papa, o Jardim Botânico e o Barigüi, tradicionais pontos de lazer dos curitibanos. No total, a cidade possui 81 milhões de m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m².

Esta, sim, é uma Cidade Verde de verdade.

2 comentários:

  1. Mais uma pessoa que diz maravilhas da capital paranaense. Infelizmente ainda não a conheço, mas, pretendo.

    ResponderExcluir
  2. lamento muito que em Cuiaba, os prefeitos que por aqui passaram não fizeram e nada fazem por esta Cidade que já foi de muito verde

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.