quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Serviço de merda


Estou tentando desde a semana passada fazer o cancelamento de um cartão de crédito e acho que a hora que eu conseguir vou fazer um bolo com velinhas. Pra comemorar.

A história começou no banco, que não pode fazer o cancelamento do crédito. Isso tem que ser feito no 0800 que fica no verso do cartão. Beleza! – pensei – isso é mamão com açúcar. Que Nada! – descobri – isso é um tremendo abacaxi.

Bem, na primeira ligação, depois de eu fornecer todos os dados fui informada de que precisava ligar num outro 0800. Depois de algumas tentativas infrutíferas em que o atendimento não se completava e a voz da secretária eletrônica ia sumindo – acho que a danada estava sem bateria – consegui falar com outro atendente que solicitou meus dados novamente – depois de me passar outro número de protocolo. A propósito, estou colecionando números de protocolo, se alguém precisar...

Pois bem, me falaram que por se tratar de uma conta jurídica, eu tinha que falar no 0800 para o qual tinha ligado inicialmente. Mas esse 0800 me garantiu que não era com eles e que eu tinha mesmo que falar no outro número. Entre lá e cá e cá e lá, se foram bem umas 10 ligações, até eu descobrir que não estava usando a nomenclatura do serviço corretamente. Agora, sim, ficou fácil – pensei – e lasquei: – moça, eu desejo bloquear a função crédito do meu cartão de crédito.

Seguiu-se a mesma cantilena: – Seu nome completo? Um momento... Obrigado por aguardar... Data de nascimento? Um momento... Obrigada por aguardar... Nome da empresa? Um momento... Obrigada por aguardar... Senhora, o serviço está indisponível no momento... A senhora pode tentar mais tarde...

Puta merda! – exclamei, mas não desisti. Passados uns 10 minutos tentei de novo e em seguida de novo e, aí sim, parei. – Me venceram, por hoje – decretei.

Ao voltar à carga, mais uma penca de ligações, novos números de protocolo – a coleção aumentou – e uma novidade: – senhora, seus dados não conferem. – como assim, que dados não conferem? – ah, isso só a sua agência pode responder.

Quer dizer que me enrolaram até aqui e só agora identificaram que meus dados não conferem? Isso é caso para a Ouvidoria, outro 0800, cuja secretária eletrônica também está com a bateria fraca. E mais: só atende mediante o número do protocolo. Fiquei em dúvida sobre qual número fornecer e decidi, então, ligar para o 0800 disponível para reclamações, que confirmou o veredicto: procure sua agência. Como na agência é praticamente impossível falar pelo telefone, vou ter que ir até lá.

Enquanto isso, tenho que reconhecer uma coisa: em nenhum momento faltou educação aos frios atendentes. Eles são bem treinados para manter a calma e a educação e oferecer um serviço de merda.

3 comentários:

  1. Cara amiga, me lembro que um dia vc me disse q havia abandonado o jornalismo. Queria se dedicar a outros projetos, voar mais alto. Lamento, porém, ter que te informar que o que vc faz através do teu blog é jornalismo moderno. Daqueles que prometem ter consequencias mt mais duradouras e relevantes que o opinionismo vazio que emana da blogosfera. Graças ao teu preparo cultural e à tua origem jornalistica.
    Fazer jornalismo é isso: é divulgar as coisas erradas, para q ocorram mudanças,
    e divulgar as coisas certas, para q sejam copiadas.
    Bom, isso é o q a gente espera.
    Q + te posso dizer? Vai em frente, e nao se importe se os leitores ainda sao poucos. Eles virao com certeza, poiso senso critico hà de evoluir na era digital. Dizem que o universo digital, a internet e os blogeiros de plantao sao uma ameaça ao jornalimo tradicional. Talvez seja verdade, nao pq os jornalistas tenham se tornado desnecessarios, mas sim pq no jornalismo tradicional a gente esbarra sempre na tesoura da censura editorial, enquanto q nos blogs é possivel por a boca no trombone.
    Vai levar algum tempo, mas os leitores ainda deixarao sim de comprar jornais, pq a verdade verdadeira mesmo eles podem encontrar somente nos blogs como este teu!

    ResponderExcluir
  2. Oigaletê, te pegaram tb...he he he Pois é, assim é o sistema. Fica muito fácil colocar a "tecnologia" a serviço do homem (e mulher né!) Um telefone e vc enlouquece sem saber com quem está falando. Mas preparado estão, ah isso estão!.
    Boa sorte hoje!

    ResponderExcluir
  3. Quem nunca passou por isso que atire o primeiro telefone! hehehe

    Adorei o final: "Eles são bem treinados para manter a calma e a educação e oferecer um serviço de merda".

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.