quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os tempos mudaram

As pessoas da minha geração foram educadas para tratar os adultos por Senhor ou Senhora. Isso valia para os pais, os avós, os tios, os vizinhos, enfim, para todo mundo. E era sinônimo de respeito.

Hoje, chamar de senhora uma mulher de 40 anos ou mais é quase uma ofensa. Isso vale para os filhos, para os sobrinhos, para os amigos dos filhos e até mesmo para os atendentes de loja, para o cabeleireiro, para o padeiro.

É delicioso ser tratada de você, principalmente se do outro lado está alguém jovem e cheio de vida, pois é assim que nós – as cinquentonas e outras onas – nos sentimos. Se nos chamarem de moça, então, é a glória.

Já foi o tempo em que idade madura era igual uma cadeira de balanço, mais um par de óculos e uma peça de crochê.

E para quem pensa que chamar uma vovó de você é falta de respeito, está na hora de se modernizar. Aliás, acho que as pessoas que mexem com o público em suas ocupações deveriam atentar para esse aspecto e substituir o envelhecido e desgastado senhora pelo jovial e contemporâneo você. Uma mudança de tratamento que senhora nenhuma, por mais emburrada que esteja, irá resistir.

6 comentários:

  1. Não estou nos 50 mas nos 60 e meus alunos me chamam de " prof ", "nicacinho" e daí para frente. Conviver com eles, me remoça mas, conviver com meus "colegas" me envelhece. São os adultos,anacrônicos e inflexíveis que mantem a tradição dos "senhores e senhoras". Para estes, "fui", "tô fora". Vivo o presente logo, a minha idade é a de hoje, tá sabendo?

    ResponderExcluir
  2. Moça, vc é sábia nessa questão.
    Lembre-se, quando entramos na casa do "enta" não falamos mais em idade, e sim em potência (.4.0, 5.0....).

    ResponderExcluir
  3. Bravo!!!! Eu nem sou "ona" ainda e ja me chamam de senhora nos lugares... essas pessoas precisam se modernizar!!! Por outro lado, mesmo sendo contemporãnea pós-modernista(rsrsrs)e não gostar qdo me chamam de "sra.", herdei o hábito de chamar, por respeito, o velho e preto e branco... "senhor", "senhora"!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vamos fazer uma mobilização e provocar a retirada dessa horrorosa forma de tratamento dos dicionários!...rsrsrs. Adorei a reflexão, nem no enta entrei e já sou tratado por senhor aonde vou. Que coisa mais deselegante!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.