domingo, 28 de abril de 2013

Eu caminho, tu caminhas...



Tenho um amigo que costuma dizer que não faz caminhada porque caminhar engorda. “Pelo menos, eu só vejo gente gorda fazendo caminhada”, brinca ele, que, ao contrário do que diz, é adepto do esporte e faz longos percursos no seu tempo livre.
Brincadeiras à parte, “caminhar é a mais simples de todas as atividades físicas e uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo”, conforme estudos realizados em centros de pesquisas de vários países.
Até eu, que prefiro me exercitar girando o controle da TV ou movendo o mouse do computador ou folheando um livro ou ficando à toa, esparramada numa cadeira de fio, na cama ou no sofá, estou aderindo à prática. Os meus motivos são: não enferrujar, consumir as calorias presentes nas minhas porções diárias de chocolate, capuccino e docinhos diversos e – insisto – não enferrujar, porque, convenhamos, é chato, senão trágico, quando você começa a ouvir “crec” cada vez que movimenta a perna, o braço, ou mexe o pescoço. Parece que vai começar a quebrar.
Pois nessas caminhadas que, no meu caso, acontecem de manhã cedo, no parque, a gente vê um pouco de tudo; gente feia, gente bonita, gente nova, gente velha, gente magra, (muita) gente gorda, gente vestida adequadamente, gente que parece que esqueceu de tirar o pijama, gente charmosa, gente espalhafatosa e, o pior de tudo: quanta gente mal humorada!
Não sei os motivos que tiram o humor dessas pessoas, se acordar cedo, se o próprio exercício de caminhar, se a natureza delas. O que sei é que elas estão no contraponto de outras, que transpiram alegria que sorriem, que dão bom dia, que parecem ter mais leveza no andar.
Caminhar virou quase uma obrigatoriedade. Por trás do compromisso, geralmente está uma ordem médica, enérgica e implacável. É claro que também tem os que gostam de aderir aos modismos, os que querem impressionar alguém, os que “vou porque o fulano está indo”. Mas, que a moda pegou, pegou.
E o melhor da festa vem depois, quando a gente faz uma parada na padaria para comprar pão quentinho. Afinal, ninguém é de ferro, né?

5 comentários:

  1. Me deliciando aqui com seus escritos. (Eu também não sou de ferro...)

    ResponderExcluir
  2. Ai mais uma caminhada faz bem.Como sempre amo ler o que voce escreve. Abraços

    ResponderExcluir
  3. É isso aí prima, também adoro caminhar. Aqui em Curitiba temos belos roteiros em parques e ciclovias. Após algumas semanas caminhando pelo Bosque do Papa, vamos encontrando os mesmos desconhecidos, já não tão desconhecidos assim e rola um cumprimento tímido. Aqui que o pessoal tem fama de mal humorado, tenho encontrado muito mais pessoas de bem com a vida nas nossas caminhadas.

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, fazia um tempinho que eu não acessava o seu blog, e ao voltar aqui percebi que neste período vc trabalhou bastante, postando ótimos artigos. Gostei, por exemplo, deste que incentiva as caminhadas. Vou providenciar um tênis para entrar nessa também, que já passou da hora. A idade avança, a gordura toma conta, e as suas palavras soaram como uma campainha de alarme pra mim!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.