quinta-feira, 14 de julho de 2011

A moça e a vaga do idoso

Chegando ao shopping, vi uma jovem manobrando para estacionar numa vaga para idoso. Parei o carro e fiquei observando ela desembarcar de sua bela caminhonete, pegar a bolsa e, lépida e fagueira, seguir em direção à porta principal do shopping. E eu fiquei ali, de boca aberta, surpresa com a cara de pau da garota. E indignada!

Por que alguém de vinte e poucos anos ocupa uma vaga reservada aos idosos? Porque não tem educação. Porque não tem princípios. Porque não tem valores. Valores que a maioria de nós recebeu dos pais, que os receberam de nossos avós e que agora procuramos transmitir aos nossos filhos e netos. Valores que essa moça, como tantas outras moças e moços, não receberam ou não absorveram ou perderam, ou, ainda, não fazem questão de respeitar.

São esses valores que fazem diferença dentro da sociedade e que, aliás, estão sendo tão necessários nesses tempos de tanto mau-caratismo.

O problema do uso indevido das vagas especiais foi motivo de uma campanha realizada pela agência TheGetz, em Curitiba, que usou como argumento a situação inversa. Veja o vídeo:


4 comentários:

  1. Interessante que eu estava com você nesse dia, e a forma como você relatou isso é muito bacana. Um "simples" acontecimento se transformou em um belíssimo texto!

    E acho que a palavra "valores" representa bem isso tudo.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Estamos vivendo a época da lei do gerson: levar vantagem. Para esse tipo de pessoas,transgredir as normas sociais e humanas é uma aventura, que, como são narcisistas, eles próprios aplaudem.Que os idosos, grávidas, mulheres em geral, crianças, etc., se cuidem, porque vai piorar.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu tava gestante com 07 meses de gravidez e parei numa vaga para gestante do Centro Carmindo. O guarda veio me parar e dizer que não poderia, pois ainda não estava com a barriga tãooooo grande. O interessante é que na placa tinha a preferência pra gestante mas não informava o mês ou semanas válidas, rs e sinceramente não ficava em filas preferenciais mas nesse dia realmente não tinha outra vaga! Coisas da vida!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu fraturei o tornozelo tive que usar muletas por 4 meses. Nesse período passei por algumas situações interessantes: em um supermercado da capital minha irmã estacionou na vaga reservada para idoso e deficiente, antes mesmo de descermos o segurança já vinha em nossa direção. Quando abri a porta e coloquei as muletas para fora ele simplesmente passou direto. E na fila de Caixa Eletrônico, que triste, eu devia ter pego a fila normal, pois andou mais rápido. Eu estava de bota ortopédica (Preta,enorme)coisa que ninguém notou, e ficaram me encarando como se eu estivesse fazendo algo errado.
    Mas eu ensino meu filho a não jogar lixo na rua, respeitar os mais velhos, obedecer as regras e normas que nos tornam bons cidadãos. Mas isso sou eu, e as outras mães......

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.