sábado, 20 de agosto de 2011

Frases interessantes

Estou lendo Comprometida, de Elizabeth Gilbert (também autora do sucesso Comer, rezar, amar), e na apresentação do livro uma expressão me surpreendeu e me encantou: “Não há risco maior que o matrimônio. Mas nada é mais feliz do que um casamento feliz”. Não me lembro de já ter visto uma definição melhor para esse tremendo desafio que é o casamento.

Esse é um terreno – o do casamento – no qual não me atrevo muito a pisar. Não me sinto à vontade para falar de um assunto no qual fracassei, embora tenha me esforçado para que desse certo. Mas, nem por isso deixo de admirar quem consegue levar um casamento até o fim. E acho até que as pessoas deveriam empenhar todas as suas forças pelo sucesso dessa aliança. Cá pra nós, dá gosto ver um casal envelhecer junto, mantendo a cumplicidade, a harmonia, o carinho e o amor.

Outra coisa que achei curiosa é que a frase citada no livro de Gilbert é do escritor e político britânico Benjamin Disraeli e data de – veja só! – 1870. (A expressão foi usada em uma carta de cumprimentos pelo noivado da filha da rainha Vitória.)

O rapaz, que publicou várias obras e foi o primeiro-ministro britânico preferido da rainha, era, realmente, um exímio construtor de frases interessantes e muitas de suas tiradas permanecem muito atuais. Quer ver?

Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis;

Conscientizar-se da própria ignorância é um grande passo para aprender;

Nascemos para amar. O amor é o princípio da existência e o seu único fim;

Ama-se mais o que se conquista com esforço;

Há pessoas silenciosas que são muito mais interessantes que os melhores oradores.

2 comentários:

  1. Eu não acredito que você tenha "fracassado". Não foi um fracasso, não mesmo. Não é porque acabou que falhou, ou que não deu certo. Deu certo enquanto durou, ué. Deu certo, afinal, teve seus "sucessos".
    E bom, quem sabe foi melhor assim, né?

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil falar sobre casamento para quem amou a primeira vista como eu e minha filhinha, que já foi mas me deixou amando-a mais ainda.
    Tive o grande prazer de conhece-la Lô e suas qualidades são imensas, pelo menos das que eu recordo.
    Existem coisas que podemos entender, outras não, pois, a vida DÁ, NEGA E TIRA.
    Parece que a maldade está em cada partícula que respiramos.Ter um grande amor e perder para a morte, não me parece ser justo.Como nesse caso, há infinitos casos em que a condição de justiça simplesmente inexiste, mas, culpar-se da maneira que você acabou de fazer, sou testemunha ocular de parte da sua história e isso, me desculpe, não aceito porque não é verdadeiro.Você e ninguém é capaz de entender, com clareza, o que aconteceu porque está além da nossa compreensão.
    Sua fibra, seu carinho, sua compreensão, seu amor, sua grandeza como pessoa, como mãe, como filha, como amiga, jamais poderá ser questionada. Por isso, eu te peço, como grande admirador disso tudo que você é e representa, que não torne a pensar dessa maneira. Você é IMPAR. De vez em quando, nasce alguém assim.
    Um grande beijo no seu coração imenso, querida amiga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.