sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Fila de Natal do vovô

Em todos os natais, meu pai presenteia os netos com uma nota que atualmente é de R$ 100,00. Eu não lembro bem, mas isso começou há 19 ou 20 anos, quando minhas filhas eram pequeninhas. Na época, eu e meus quatro irmãos nos reuníamos todos os finais de ano na casa dos meus pais, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

E foi lá que, num certo Natal, meu pai mandou os netos fazerem uma fila e deu a cada um uma nota Cr$ 5,00 (5 cruzeiros). Daí em diante a Fila virou uma tradição e também uma atração, documentada por inúmeras fotos que retratam o evento ano a ano.
Teve um Natal que passamos (quase) todos na praia e a fila teve um sabor especial de mar. Em outra ocasião, a nota foi convertida em dólar. Com o nascimento dos gêmeos, filhos da minha sobrinha, os bisnetos também passaram a fazer parte da Fila. E no seu aniversário de 80 anos (hoje ele está com 84), fomos nós, os filhos, que invertemos o processo e, em fila, oferecemos a ele uma nota.
Neste ano, os netos e bisnetos vão estar espalhados entre Santo Ângelo, Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá. E em cada lugar desses vai acontecer uma Fila de Natal do vovô.

6 comentários:

  1. A fila do Vô é o auge do Natal! Tem muita gente querendo entrar, mas é privilégio só dos netos (e agora dos bisnetos)! Hahahaha... =]
    E as notas são sempre novinhas, impecáveis!
    Mas o mais legal é a farra, que fica muuuito melhor quando conseguimos reunir a maioria dos "filantes"!

    ResponderExcluir
  2. É sério que a fila começou no tempo do cruzeiro??? Nossa..!! Realmente éramos muito pequeninhas, me lembro parcamente das primeiras notas de real! hehehe

    Mas a vida é isso aí, este ano estamos todos espalhados mas a tradição da família persiste!

    ResponderExcluir
  3. Detalhe que o valor da fila foi aumentando com o passar dos anos. Pena que não existe nota maior que R$ 100! heheheheh
    Ah, e o vô pediu pra dizer que ainda tem 83! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Conheço bem esta história...k k kk Muitos beijos saudosos a grande família Demeneghi. Me orgulho de fazer parte de parte destas histórias. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Kássira, que pena que não tem notas maiores... Kikikikiki
    Mas o que realmente vale é a intenção e o gesto que o Vô conseguiu criar ainda mais nessa época do ano aonde o clima do natal intensifica as boas ações... Beijos e boas festas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.