terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Gorjetas, esmolas e conselhos


Sempre que posso, dou uma gorjeta ao empacotador do supermercado, ao entregador de água, ao entregador de medicamentos... Vejo nisso uma maneira de valorizar o seu trabalho e de contribuir para aumentar a sua renda, além de estimular seu gosto pelo trabalho.

Ao contrário, não costumo dar dinheiro assim, de graça, a quem acha mais fácil só pedir, sem oferecer nada em troca. É uma questão de princípios e mesmo que não seria justo para com aqueles lá e os outros tantos que compõem a massa economicamente ativa desse país.

É óbvio que não estou falando de caridade e sim do oportunismo praticado nas ruas, nos semáforos, nas portas de bancos e mesmo nos portões das nossas casas, onde os pedidos de dinheiro se sucedem, com as mais esfarrapadas desculpas: voltar para a terra natal, fazer o velório da filha, comprar o caixão da mãe, comprar fraldas geriátricas... E isso me lembra uma piada que é mais ou menos assim: 

O mendigo chega para uma senhora e pede uma esmola. Ela diz a ele: - Em vez de ficar pedindo esmolas, por que não vai trabalhar? - Dona... - retruca o mendigo - Estou pedindo esmola e não conselhos! 

3 comentários:

  1. Perfeito! Falou e disse! Na maioria das vezes eu me sinto mal e quero ajudar, mas se pararmos pra pensar, nós damos um duro danado pra juntar nossa graninha no fim do mês, não é? Não estamos deitados, de barriga pra cima, esperando o dinheiro cair do céu. Cada caso é um caso, mas gente saudável e com condições físicas de ir trabalhar não tem que ficar na rua pedindo o dinheiro dos outros e fazendo com que estes se sintam mal se não quiserem/puderem ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Essa piada parece um caso bem real, né?

    ResponderExcluir
  3. Muito bem analisado tia, quem precisa de gorjeta é quem trabalha duro e recebe pouco, quem não faz por merecer e só pede claramente não merece... Achei muito boa a piada, Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.