sábado, 12 de maio de 2012

Minha Mãe



Se minha mãe ainda estivesse aqui entre nós, com certeza, embora seus 86 anos, estaria caminhando comigo no parque, se encantando com a evolução tecnológica, jogando videogame, tirando mil proveitos da Internet, quem sabe fazendo um curso superior,  e muito provavelmente teria seu próprio blog.

Minha mãe era uma vanguardista de costumes. Num tempo em que as moças, quando muito, faziam o curso Normal e se tornavam normalistas, o que as habilitava a dar aulas, ela nos estimulou a fazer faculdade. “Mulher tem que ter profissão”, dizia, “que é para se preparar para a vida e para o caso do casamento não dar certo”.

Numa época em que os homens decidiam em quem as mulheres deveriam votar, minha mãe fez uma rebelião silenciosa e votou em outro candidato. Ironicamente, a urna apurou um único voto para o candidato do meu pai naquela seção e ele acabou descobrindo a arte dela. Ríamos muito sempre que ela contava esse fato.

A gente tinha mãe pra tudo, pra fazer pastel, cuca e rabanada, pra acobertar uma ida à boate com os amigos, pra dar um dinheirinho por fora, pra aconselhar, pra entender, pra sofrer junto com as desilusões, pra deixar dormir até mais tarde, pra deixar a gente viver intensamente todas as fases da vida.

Sim, Dona Othília era uma mãe de verdade, para nós, seus filhos, e para um montão de gente que seu coração acolheu, gente que, como eu, tem muita, muita saudade.

Ah, e eu já ia esquecendo de dizer que ela é a minha maior inspiração, como mãe e como pessoa.

10 comentários:

  1. Linda pessoa, em todos os sentidos!!! Foi o melhor encontro da minha vida!!! E deixou muuuuita saudade, mas muita lição de vida tb... Amo muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma mãe pra mim também, quando eu passava as férias com vocês. Sempre atenciosa, dedicada e muito carinhosa com todos. Muitas saudades dessa tia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Texto emocionante.
    Muita saudade da vó.

    ResponderExcluir
  4. Que saudade da vovó...
    Um espírito de muita luz que deixou seu brilho em nossos corações.

    ResponderExcluir
  5. Bela mensagem prima, a madrinha foi tudo isso e mais um pouco, permanecerá em nós e nas nossas gerações.
    Lindo!

    ResponderExcluir
  6. Tive o prazer de conhecer a vó Othilia, bem como comer fatias e fatias de seus bolos recheados sem economia e com cobertura de sorvete
    Ela partiu um tanto prematuro e de forma drástica para sua família, mas com certeza deixou sua marca registrada e cheia de amor em muitos corações.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Vc é sensacional, escreve como ninguem... Nossa mãe foi uma heroina! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto, emocionante e inspirador pra mim que sou mãe de uma só.. Quero que de mim também fique esta imagem... Parabéns tia Lore pela mãezona que tu és! Beijo grande! Simone e Alice

    ResponderExcluir
  9. Agora entendo melhor a sua postura como mulher: teve uma excelente professora. Bom mestre, melhor discípulo.

    ResponderExcluir
  10. Lindo e emocionante! Também tive a oportunidade e a alegria de conhecer a Vó e saborear as suas delícias.
    Mas a tia Vila também é uma " expert" nas delícias caseiras.
    Parabéns e felicidades...
    Abraços.
    Marilene

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.