quinta-feira, 28 de março de 2013

A Lulu e eu



Dia desses, aterrissou aqui em casa uma Luluzinha, um dos gibis que marcaram a minha infância e a dos meus irmãos. E eu me deliciei com as singelas historinhas da menininha de cabelos cacheados que se envolve em atrapalhadas aventuras junto com o Bolinha, a Aninha, o Carequinha, o Alvinho e outros personagens da turma. Apesar de já existir na versão jovem, onde as mudanças são radicais, a revista Luluzinha tradicional mantém as características dos personagens, a simplicidade dos cenários e a ingenuidade dos enredos que nos encantavam e divertiam.
A minha história com os gibis vai de muito tempo. Do tempo em que os meninos iam ao cinema aos domingos e aproveitavam para trocar as revistinhas. Tenho três irmãos; portanto, lá em casa eram três meninos trocando gibis no cinema todos os domingos. Então, sobrava revistinha para nós, meninas, nos fartarmos de ler.
Teve até um episódio em que decidimos ficar ricos vendendo revistas em quadrinhos. Algumas caixas de sabão para fazer o balcão e estava montada a loja que durou apenas um dia e que só não teve prejuízo total porque uma vizinha, solidária a nossa tristeza, comprou uns dois ou três exemplares.
Adulta já, o gibi virou terapia, um doce intervalo a restituir tranquilidade após jornadas de trabalho desgastante.
Minhas filhas foram apresentadas aos quadrinhos desde muito cedo, bem antes de lerem por sua própria conta. Elas cresceram em meio a pilhas de Chico Bento, Mônica, Cebolinha, Zé Carioca, Pato Donald, Recruta Zero... E, tal qual a mãe, tomaram tanto gosto que se tem uma coisa que não falta aqui em casa é uma boa quantidade de gibis.

4 comentários:

  1. Taí uma coisa muito legal de lembrar: nossa história com os gibis. Fundamentais no nosso aprendizado da leitura e da escrita (mesmo com o Chico Bento falando tudo errado, sô!). E olha só a Mônica, fazendo 50 anos. Gerações e gerações se divertindo com a dentucinha.

    ResponderExcluir
  2. O meu primeiro vício foi ler gibis. Que saudade.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Loreci! Que maravilha ler um relato desses sobre os gibis. Tenho os meus desde criança e os guardo hoje com muito carinho... gosto de reler e por isso mesmo criei um blog com base neles, pois são um importante canal de comunicação e cultura, que atinge a todos os públicos. Luluzinha sempre foi uma das personagens que mais gostei e por isso mesmo passei a adquirir gibis novos dela. Recruta Zero também é ótimo. Da Turma da Mônica e Disney por enquanto estou apenas com a minha velha coleção.
    Agradeço pela visita ao meu cantinho, seja sempre muito bem vinda por lá. Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.