terça-feira, 15 de novembro de 2011

Nos tempos do Biotônico


Eu nasci miúda. Tão miúda que achavam que eu não ia vingar. “Essa não se cria”, diziam. Mas eu me criei. Um tanto magrinha nos primeiros anos. “Tem que dar Biotônico pra essa guria”, meu pai dizia. E me davam. Duas, três vezes por dia. 

Quando íamos visitar os tios e avós que moravam no interior, eu passava tão mal que tinha que descer do carro no meio do caminho e fazer o resto do percurso a pé. “Tem que dar Biotônico pra essa guria”, meu pai repetia. Então, me davam. Doses cavalares de Biotônico. Que me fizeram ganhar peso. Até demais.

O Biotônico (Fontoura) era o fortificante do Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato, que depois de ser curado da ancilostomíase (amarelão), doença que tirava totalmente o seu ânimo, deixou de ser um pobre caboclo para se transformar num próspero fazendeiro. 

As aventuras do Jeca Tatu ilustravam as páginas do Almanaque do Biotônico Fontoura, uma revistinha que era distribuída gratuitamente nas farmácias e continha informações, curiosidades e passatempos. E que preenchia o imaginário popular.

Bons tempos aqueles do Biotônico Fontoura.. Sim, porque nos dias atuais, quando a ordem é ser magro, quem há de querer se fortificar?










6 comentários:

  1. Aeeee Tia Loreci!!! Seja bem vinda ao mundo das bloggeiras!!! :D

    Nossa, tomei muuuuito biotônico na minha vida....eu com toda essa minha gordura, era obrigada a tomar uma colherada dessa todo dia....será que não melhoraram o gosto disso não? Rsrsrs

    Beijinhooos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog. O post"Nos tempos do Biotônico" me fez lembrar tbém de minha infância quando minha mãe ministrava esse remedinho pra mim e meus irmãos....Afê!!!faz tempo.

    Também tenho um blog onde comento sobre livros, minha paixão se quiser visitar, esteja a vontade...

    http://rromanceando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu me lembro bem disso, a Ká tomava!
    Já eu, nunca precisei tomar Biotônico pra ficar fortinha! Hehehe...

    ResponderExcluir
  4. Hahaha! Muito bom! Bons tempos mesmo! Vivia-se mais e melhor! Gostei do blog! Vou seguir e visitar. ;)

    ResponderExcluir
  5. O costume da minha terra era misturar Biotônico Fontoura com Óleo de figado de Bacalha e acrescentar a essa mistura fava (semente) de sucupira depois de perfurada com ponta de faca. Tomávamos uma colher de sopa todo dia enão podia fazer careta.
    Hoje minha filha Renata dá para suas filhas, de vez em quando.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.