segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O velho e bom sabão de barra saiu de cena


Comprar produtos de higiene no supermercado, hoje em dia, é quase uma viagem. São tantas as marcas de shampoo, desodorante, sabonete, pasta de dente, hidratante, absorvente, entre tantos outros produtos, que se a gente não souber de antemão o que deseja comprar vai precisar de um bom tempo para decidir e provavelmente vai gastar além da conta.

Diferente de quando eu tinha lá meus 12, 13 anos, – e eu lembro muito bem disso porque meus pais tinham um mercadinho, na verdade um armazém ou bolicho, como se dizia então, onde eu e meus irmãos trabalhávamos desde muito cedo, atendendo no balcão – e os produtos de higiene ocupavam um pequeno espaço na prateleira e não havia muito o que escolher. Desodorante era Van Ess, pasta de dente era Kolynos, absorvente era Modess, lâmina de barbear era Gilette.

Entre os sabonetes havia um pouco mais de diversificação. Lux, Gessy, Palmolive e 4 Estações eram os mais populares. Marcas como Cashmere Bouquet, Phebo – ah, o irresistível Phebo – e Alma de Flores, mais sofisticadas, davam bons presentes de aniversário.

Na época, o melhor xampu era mesmo o sabão de barra, geralmente feito em casa, que também substituía muito bem o sabonete. Se bem me lembro, a Colorama inaugurou a seção de xampu na prateleira de nosso armazém, e logo depois veio o Creme Rinse, precursor do condicionador.

Hoje, uma variedade imensa de xampus abarrota as prateleiras dos supermercados. Tem xampu para todos os tipos de cabelo: secos, opacos, lisos, encaracolados, tingidos, danificados. Tem xampu revitalizante, energizante, anticaspa, anti-frizz, antiqueda, anti-resíduos...  Dividindo espaço com eles, os condicionadores, que complementam o tratamento de beleza dos cabelos.

É impressionante como a indústria de higiene pessoal se desenvolveu e criou tantas necessidades. Sabonete líquido, sabonete íntimo, absorvente diário, creme para pentear, talco desodorante para os pés, lenços umedecidos... Produtos impensáveis há três ou quatro décadas e hoje imprescindíveis para a maioria das pessoas que, mais bem tratadas e mais perfumadas, com certeza, não conseguem imaginar a higiene da família sendo feita à base de sabão de barra.

Um comentário:

  1. Não consigo imaginar essa falta de opções. Para escolher um xampu no mercado, dá pra levar horas e horas.

    E que saudade do armazém! =)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.