quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dá de ti mesmo


Fazer pelo próximo é uma coisa que a gente sempre joga para o futuro, para quando os filhos crescerem, para quando nos aposentarmos, para quando reunirmos condições, para um dia, quem sabe... Esta mensagem diz exatamente o contrário. Que podemos auxiliar os outros desde já, com aquilo que já temos, um pouquinho que seja. Uma bela lição para colocarmos em prática imediatamente:

"Na tarefa que te propões realizar dentro daquilo em que crês, não esperes pela colaboração alheia, nem sempre encontrada. Dá de ti mesmo, do que sabes e do que és. Não aguardes recursos materiais que sobejem em tuas mãos, nem conhecimentos superiores que possam te envaidecer ou posições de destaque que te levem a crescer em orgulho.

Jesus não falou da viúva pobre que depositou no gazofilácio do templo, o que necessitava para a sua indigência?

O próprio Mestre não viveu aqui na Terra na maior pobreza? Mas, mesmo assim, agindo em função do amor sublime que lhe engrandecia a alma, soube socorrer, amparar, curar e esclarecer as criaturas e conduzi-las ao seu Reino de Amor.

Não te acredites, pois, incapacitado ou sem condições de auxiliar. Teus sonhos de grandes realizações são apenas desejos que não precisas colocar em prática. Basta que dês aquele pouquinho de ti mesmo, uma migalha de amor que seja, para que a dor alheia possa ser minimizada.

O pouco que sabes, divide com aqueles que sabem menos.

A fé que possuis, estende aos irmãos cuja descrença os leve a cansar de viver.

A esperança que acalentas, espalha às almas desiludidas e tristes que estejam ao teu redor.

Oferece a tua mão em auxílio fraterno, fazendo pelo outro aquilo que ele não esteja em condições de fazer.

Oferece os teus olhos que podem ver, em favor daqueles que perderam a visão.

Oferece os teus ouvidos para escutar as queixas e lamentações de irmãos que estejam sofrendo muito.

Oferece a tua palavra amiga para orientar,  consolar e esclarecer os que estejam sem rumo na vida, diante de dolorosas e aflitivas situações.

Esquece as tuas fraquezas e imperfeições naturais a todos os seres humanos, e não te julgues sem competência ou sem condições de poder realmente auxiliar. Se não podes dar daquilo com que sonhas, dá de ti mesmo, e a própria vida haverá de te recompensar, dando-te, de retorno, o que possa estar faltando para que vivas em paz com a tua consciência.

A seara do senhor é imensa; de toda parte surgem apelos daqueles que mendigam por um pouco de alento e de paz. Contudo, os ceifeiros são poucos. Sê tu, meu irmão, um deles, colaborando com Jesus na extensão do Seu Reino de Luz sobre a Terra".  

(Na Educação da Alma, de Lúcia Cominatto, pelo espírito Irmã Maria do Rosário)

2 comentários:

  1. "Verifique antes se o espírito é de Deus".
    Está no Velho Testamento que não é estudado pela maioria das religiões, cujos seguidores são também denominados cristãos. Porquê?
    Quantas profecias já foram cumpridas?
    Entender o que Jesus disse: amai-vos uns aos outros como vos amei, já dispensa milhares de palavras bem colocadas para causar impacto nos sentimentos dos menos prevenidos.
    O cientista consciencioso faz ciência para benefício da humanidade. O artista, o artesão, o poeta, o médico, enfim, legiões de pessoas fazem pela humanidade um bem imenso e sem usar palavras bem dirigidas para alvos sentimentalistas. Como já fui enganado, mantenho um pé atras mas, cumpro a lei maior toda vez que posso.

    ResponderExcluir
  2. Grandes exemplos disso são a vó e você.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.