sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mudando o lado de ver as coisas


Você já reparou como a gente tem tendência a olhar as coisas sempre pelo lado mais negativo? Se o dia está ensolarado, reclamamos do calor (quando poderíamos saborear o tempo bom); se a chuva chega de repente, reclamamos de sua inconveniência  (quando poderíamos nos alegrar com a terra molhada); se recebemos uma visita inesperada, nos incomodamos porque a casa não está em ordem (quando poderíamos festejar a amizade); a comida ruim nos desagrada porque nos deixa com fome, a comida boa, porque nos faz engordar; enfim...
Certo é que temos que combater essa tendência de focar sempre no avesso, no lado pior das coisas. A bem da nossa própria felicidade. Afinal, é preciso tirar o máximo de proveito da vida. E não tenho dúvidas de que isso requer uma certa habilidade em extrair o que há de melhor numa situação, por pior que ela seja. O que, convenhamos, não é nada fácil. Mas é possível. Mire-se nesse exemplo:

“Uma mulher acordou uma manhã, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça. – Bom, ela disse, acho que vou trançar meus cabelos hoje. Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça. – Humm, ela disse, acho que vou partir meu cabelo no meio hoje. Assim ela fez e teve um dia magnífico.
No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça. – Bem, ela disse, hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo. Assim ela fez e teve um dia divertido.
No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça. – Yeaa!, ela exclamou, não tenho que pentear meu cabelo hoje!”




4 comentários:

  1. Adorei, vale a dica... pra pararmos de reclamar e tentar ver os pontos positivos...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto!
    E adorei reler essa história!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!
    Esse é um dos maiores desafios de TODOS nós, na minha opinião!
    A tendência de ir logo botando os óculos da visão negativa é real, e muito mais frequente do que reparamos.
    Isso atrapalha e atrasa a própria vida e a vida de quem nos cerca.
    Continuarei na minha luta interna por uma visão mais positiva, pois tenho certeza de que assim serei muito mais feliz!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.