domingo, 2 de outubro de 2011

Um campeão


Tenho um amiguinho, Carlos Flávio, que é bi-campeão brasileiro de Taekwondo. Ele tem 16 anos e é filho de uma amiga que acabei de reencontrar, depois de um longo tempo. Pois esse garoto integra a seleção brasileira que vai participar, daqui mais uns dias, do Panamericano Junior da modalidade, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Carlos Flávio treina desde os cinco anos de idade e é o primeiro medalhista mato-grossense de Taekwondo. Possui uma rotina apertada entre a escola, onde faz o primeiro ano, os treinos e as viagens. E ainda tem que se submeter a uma dieta constante para manter os 51 quilos exigidos, sacrificando uma das suas maiores paixões, que é o chocolate. Mas se tem uma coisa que não lhe falta é determinação. Isso confirmado pelo seu treinador que elogia o profissionalismo do garoto.

Para chegar até aqui, Carlos Flávio contou com o apoio incondicional dos pais. O pai moto-taxista e a mãe dona de casa, eventualmente cabeleireira quando a coisa aperta demais, “fazem das tripas coração” para bancar a atividade do filho que, embora os títulos conquistados, não recebe nem a Bolsa Atleta, nem nada.  Agora mesmo, para cumprir o cronograma que faz parte do Pan (treinamento em Londrina, no Paraná, aquisição do visto em São Paulo, e mesmo a viagem até o aeroporto de Guarulhos, ponto de embarque da seleção para Las Vegas, e as despesas de alimentação e hospedagem durante os jogos) o atleta está contando com a ajuda de pessoas amigas e familiares.

E é isso que me incomoda: a falta de apoio para um menino com esses valores, um menino que está na contramão dessa massa de garotos que anda perdida por aí, às voltas com drogas ou com bebidas, roubando, assaltando, matando, engrossando as fileiras da marginalidade.

Nós, enquanto sociedade, precisamos estimular essa garotada do bem e aplaudir seus esforços. Porque é gente desse naipe que faz a diferença na hora de se construir um mundo melhor.

8 comentários:

  1. Sucesso pra ele e que sirva de exemplo para outros tantos talentos que temos por aí!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, parabéns! Meu filho tem 05 anos e quer fazer Taekwondo, alguem tem dica de algum lugar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Este é o lado perverso de uma sociedade sem sentido, não reconhece seus próprios valores. Só em ter chegado aonde chegou, já mostra que é um vencedor: ter que matar um leão por dia para sobreviver.

    ResponderExcluir
  4. E eu vi que baita leão foi morto por conta dessa participação no Pan, viu Joaquim?

    ResponderExcluir
  5. Cris, a academia onde o Carlos Flavio treina é a Viliagra, do Mestre Erozé. O telefone dele é 8401-3227.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que ainda existem essas esperanças espalhadas por aí!

    ResponderExcluir
  7. Sou amigo da loo *--*
    Quero agradecer do fundo do meu coração a todos os comentarios feitos ao meu respeito .
    Quero tbm agradecer a todas ajudas que a Loreci me deu . não só ela , mais tambem a Ana Rosa que me esta me ajudando tanto .
    mais podem ter certeza de uma coisa , eu ainda vou retribuir essa ajuda que vcs estão me dando ! e não vai ser pouco não ! quero que o povo brasileiro tenha orgulho de min (y'
    si DEUS quiser agente vai ainda muito mais longe .
    Por :Carlos Flávio .

    ResponderExcluir
  8. Eeh isso Maninho! Eu seei qe naum Foi Fácil chega a onde você está, Você é um grande Exemplo de superação Pois você consegue a cada dia Supera suas Dificuldades! Cada Derrota, Perca sua, Você Não se deixa Abala Poois acredita em Deus e No seu Potencial que Um dia Você Vaai Chega a Onde você quer;Tenho a absoluta certeza qe você será um Campeão Mundial' Poor : Camyla Karollyna'

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito bem vindo!
Ele será moderado e em breve aparecerá aqui. Volte para conferir.